O QUE ME VIER À CABEÇA.



Os tagarelas são os mais discretos de todos os homens: falam, falam, e não dizem nada... D.Houdedot

quinta-feira, março 10, 2005

"Homo Mediatis"

"…Blá blá, Santana Lopes…".

Comentário ou frase do dia de um jornal diário.


“…Pedro Santana Lopes… blá blá…!”

Ibidem

"Santana Lopes não tem condições para apagar um percurso recente feito de cumplicidades que já não existem. Perderá, com pública justificação, as eleições autárquicas de Outubro".

Raul Vaz

Diário de Notícias e Público (a repetir a frase dita), 9-03-2005


Muito se fala de Santana Lopes!

Todos os dias há uma nova face de Santana Lopes. Um novo rumo, uma nova especulação do que fará e o que pode ou não fazer, se deve ou não fazer, se é insensato ou politicamente correcto tomar esta medida ou assumir certo cargo, se deve abandonar ou manter, se fez bem ou mal. Se conseguirá ou não ganhar as próximas autárquicas tendo em conta o seu regresso a Lisboa.
Candidatar-se-á a Belém? Será legítimo voltar à Câmara Municipal de Lisboa? Se o é, e é-o, pelo menos a lei contempla-o, então, a culpa é da lei. (Miguel Sousa Tavares “in Jornal da Noite TVI”).
Levam o comentário político à exaustão. Usam do percurso político de um indivíduo e tratam de conjecturar tudo e mais alguma coisa sobre o seu destino como se de videntes ou cartomantes se tratassem. E o curioso é que todos dão previsões tão desencontradas como as que estamos habituados a ouvir dos diferentes videntes e adivinhadores.
Um: “Eu acho que vai voltar à anterior autarquia…”; Outro: “eu acho que ele não devia voltar à vida política”; Aqueloutro: “Santana será candidato a Presidente da República, como sempre ambicionou…”. Tanto sociólogo camuflado, tanta especulação, tantos reprovadores e interessados. Em quê?
Será que o simples comentário político e o jornalismo na sua pura essência já não se praticam? Vamos lá a acordar meus senhores. Isto já parecem as televisões em disputa pelos “reality shows”. Será que se um diário não trouxer comentários fresquinhos sobre a vida privada ou não privada de Santana Lopes, pelo menos frescos na forma porque no conteúdo já estamos fartos de os ler repetidamente, já não é uma edição que se preze?
Alguns jornalistas e comentadores andam a prever demais! Tão críticos e delatores que talvez lhes devêssemos apontar alguns erros. Eu refiro-me aos ortográficos e de sintaxe, pois os das suas carreiras profissionais e outros pessoais, esses não nos dizem respeito.

Sem comentários: